Nossos Produtos
Brasilux / Responsabilidade Social / Latas vazias de tinta viram luminárias caseiras

  Notícias

19/10/2012

Latas vazias de tinta viram luminárias caseiras

No mês de julho, a Brasilux doou latas de tintas vazias para o coletivo Colmeia Cultural mostrar como os recipientes podem se transformar em luminárias de palco. Agora, retomando o assunto, vamos explicar como decorar as mesmas latas vazias, reutilizando-as como luminárias caseiras, prontas para enfeitar quartos de crianças, salas, banheiros, áreas externas e até lounges aconchegantes.

Com as dicas da artesã Lucia Maria Benedito, qualquer pessoa poderá transformar uma lata vazia da Brasilux Tintas em um sofisticado artigo de decoração, com a vantagem de ter poucos gastos e apenas uma pequena mão de obra. Todos os procedimentos, até a finalização da obra, duram no máximo uma hora e não requer nenhum grande esforço. Vamos ver como fazer tudo então.

Inicialmente, você precisa ter em mãos o principal material para começar a reciclagem: as latas de tintas da Brasilux vazias. Qualquer tipo de lata pode ser usado – isto depende do lugar onde pretende colocá-la – mas as melhores são as de 3,6 litros. Também serão necessários tinta e material decorativo, algo para furar a lata, cola e bocais para lâmpadas, que são encontrados já montados e com a fiação pronta.

Com os materiais disponíveis, limpe bem a lata e comece a pintá-la. Retire a alça dela caso queira e use a imaginação para criar os mais diversos modelos. Faça pequenos furos no corpo do ex-recipiente de maneira que a luz vaze e também um grande furo em seu fundo, para depois encaixar o bocal. Cole o material decorativo se preferir, mas não tampe os furos por onde a luz deve sair.

Já com o modelo quase pronto, instale e fixe o bocal, já visualizando o local onde irá colocar a luminária. Em projetos mais sofisticados, da para se fazer uma verdadeira rede de iluminação com as latas, ou então abajures. Seguindo, pendure a luminária seguramente, encaixe a lâmpada no bocal, ligue na tomada e pronto: a simples e bonita obra está finalizada.

O aprimoramento virá com o tempo e conforme você for montando mais luminárias. Agora, seguindo essas dicas, pegue sua lata da Brasilux Tintas após o uso e mão na massa.