Nossos Produtos
/ Dicas BRASILUX / No inverno, aplicações de tinta devem ter atenção extra por causa do clima

  Notícias

15/07/2014

No inverno, aplicações de tinta devem ter atenção extra por causa do clima

_MG_2965

Temperatura baixa, vento gelado, clima seco e aquela sensação térmica única. Sim, o inverno brasileiro finalmente chegou e, apesar de demorar um pouco para aparecer, o frio característico dessa época do ano está ai. Além de dar vida aos casacos, a estação abre diversas possibilidades comerciais.

Para o mercado de tintas, a estação é interessante e pode ser aproveitada de várias formas. Porém, a mudança brusca de temperatura também requer atenção extra por parte dos consumidores e dos profissionais da área, pois o frio pode afetar bastante o processo de cura da tinta.

Incidindo sobre a viscosidade do material, a adesão e até a forma da superfície que vai receber a pintura, o frio se torna um problema quando os cuidados são deixados de lado, assim como as orientações do fabricante. Esses contratempos podem aparecer no momento da aplicação ou tempos depois.

Para evitar isso, a Brasilux Tintas, empresa matonense com um dos maiores catálogos do Brasil, indica algumas precauções a serem tomadas nessa época do ano. Primeiramente, o cliente deve evitar produtos mais espessos, já que a temperatura baixa deixa o material “grosso” e, consequentemente, difícil de manipular.

A superfície que vai receber a tinta também necessita de cuidados, pois é diretamente afetada pelo frio. Desta maneira, a limpeza da mesma deve ser minuciosa, o que irá otimizar a elasticidade da película do produto e diminuir o risco de aparecerem bolhas, rachaduras, quebras e outras ranhuras.

A Brasilux recomenda ainda atenção no processo de adesão. Como as tintas contém um agente que reage ao calor e ajuda na aderência à superfície em condições normais, as baixas temperaturas interferem nessa ação, não a ativando totalmente. Assim, não há adesão completa, comprometendo a estrutura da tinta em pouco tempo.

Fechando os cuidados para ter uma boa aplicação de tinta no inverno, a cura correta do produto, que não é o mesmo que a secagem, é indispensável. A cura é uma reação que produz a superfície da tinta e o frio a desacelera. Com o tempo, o produto irá curar de maneira incompleta, deixando um acabamento ruim.

Com essas indicações da Brasilux, a aplicação de tinta no inverno ou em um período de frio pode ser tranquila, basta ter um pouco mais de atenção. Porém, nunca deixe de consultar um profissional da área e garante que os resultados atinjam a expectativa esperada. Afinal, é melhor prevenir do que refazer tudo.